A PAZ DE JESUS , O AMOR DE MARIA,
A LUZ DO ESPÍRITO SANTO E A
PROTEÇÃO DO ARCANJO MIGUEL!


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Acupuntura é eficaz no alívio de dores e da fadiga de pessoas com câncer


Segundo matéria publicada no O Globo Online de 03 de junho de 2008, sessões regulares de acupuntura durante o tratamento de câncer, ajudam a aliviar sintomas como dor, fadiga e boca seca, comuns a pacientes em tratamento de radioterapia e quimioterapia. Outros estudos também afirmam que a acupuntura ajuda a controlar reações adversas como náuseas e vômitos.

É o oncologista David Pfiser, um dos coordenadores do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, que acompanhando um grupo de pacientes submetidos à cirurgia de retirada de tumores e em processo de quimioterapia, quem afirma. No congresso anual da Sociedade Americana de Oncologia Clinica, em Chicago, o oncologista concluiu que a acupuntura demonstrou ser mais eficaz que antiinflamatórios, analgésicos e mesmo a fisioterapia, na hora de aliviar as dores dos pacientes.

Para o médico, é nosso dever indicar aos pacientes de câncer todo o tipo de tratamento coadjuvante que possa aliviar a dor. E embora os remédios serem úteis, não são totalmente eficazes da hora de aliviar o desconforto durante o tratamento de quimioterapia e radioterapia.

A melhora nos sintomas de dor e boca seca foi cerca de 39% maior no grupo que fez o tratamento com acupuntura em relação ao que teve tratamento convencional com medicamentos e sessões de fisioterapia.

Para o médico, a acupuntura pode ser indicada para o alívio da dor em qualquer caso, mas, mostra-se especialmente eficaz para pacientes com câncer de cabeça ou pescoço, que costumam ficar com os movimentos mais limitados depois de uma intervenção cirúrgica.

Acupuntura estimula fertilidade nas mulheres

Calculadora de fertilidadeAs mulheres que tentam engravidar também podem ser beneficiadas pela acupuntura. Segundo a médica Raymond Chang, da Cornell University e Meridian Medical, em Nova York, nos EUA, vários testes com grávidas comprovaram os benefícios da técnica milenar para a fertilidade feminina. As agulhas ajudam a reduzir o estresse, aumentam o fluxo sanguíneo nos órgãos reprodutores e contribuem para normalizar a ovulação, fatores necessários para a concepção.
“As mulheres poderiam acrescentar a acupuntura aos tratamentos contra infertilidade”, disse Chang. Quem tenta ter filhos costuma experimentar várias técnicas diferentes, e a acupuntura “certamente é uma boa alternativa, já comprovada”, observou Chang.
Antiga terapia que surgiu na China há mais de 2 mil anos, a acupuntura consiste na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo. Segundo os especialistas, esses pontos são conexões com vias de energia (meridianos) que correm por todo o corpo humano — a técnica ajudaria a manter esse fluxo energético natural.
Muitos estudos anteriores já haviam avaliado os benefícios da técnica quando associada a outros tratamentos de fertilização. Uma dessas pesquisas descobriu que mulheres que incorporam a acupuntura ao tratamento de fertilização in vitro (bebê de proveta) apresentam mais chances de engravidar. A fertilização in vitro envolve a coleta de um óvulo, fertilizado pelo espermatozóide em laboratório. Os embriões resultantes são transferidos ao útero.
Chang observou que um estudo anterior também demonstrou que mulheres que usaram apenas a acupuntura, sem outros tratamentos de fertilização, se mostraram tão propensas a conceber no mesmo prazo que usuárias de medicamentos para combater problemas de fertilidade. Essa conclusão indica que a acupuntura “pode ser usada sozinha como tratamento padrão”, assinalou Chang. “Como o estresse pode impedir uma mulher de ovular, ele promove a falta de fertilidade. Os órgãos não funcionam adequadamente e a mulher deixa de produzir o necessário para conceber. Essa tendência explica porque mulheres extremamente estressadas geralmente param de menstruar”, assinala.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Shiatsu: Um aliado para as futuras mamães


Durante o período de gestação, com as mudanças no corpo da mulher, é comum ouvir algumas reclamações das futuras mamães, como as fortes dores nas costas e o inchaço nas pernas. Tudo por conta do peso do bebê e da curvatura acentuada na coluna. Mas, segundo especialistas que aplicam terapias orientais, só sofre quem quer. Para eles, o shiatsu - método japonês criado há mais de 150 anos - pode ser um aliado durante a gravidez, capaz de amenizar as dores e aumentar a sensação de bem-estar.
“O shiatsu, que significa pressão (atsu) com os dedos (shi), trabalha em cima dos canais de energia, chamados de meridianos. Durante a gravidez, eles podem ficar desregulados e precisamos ajustá-los”, explica Sandro Alves, shiatsu terapeuta e acupunturista.
Na prática, o tratamento utiliza técnicas de pressão, vibração e imposição dos dedos em áreas específicas, com o objetivo de atuar na circulação energética. “Pressionamos pontos ao longo dos meridianos de modo ritmado e desbloqueamos a energia vital, alongando os músculos e tendões doloridos e relaxando o sistema nervoso”, completa Alves.
A técnica, no entanto, só é indicada após o terceiro mês de gestação. “O ideal é esperar passar os três primeiros meses, principalmente as grávidas que têm histórico de abortos espontâneos”, avisa Luiz Bernardo Leonelli, acupunturista e professor de pós graduação do curso Técnicas da Medicina Chinesa, da Escola de Terapias Orientais. “O último mês também não é recomendado, já que elas têm muitas contrações.”
Pedro Paulo Camargo, fisioterapeuta da clínica Kan Tui, revela que, na maioria das vezes, suas clientes só o procuram após o sétimo mês de gestação. “É válido iniciar o tratamento logo após o terceiro mês, para prevenir as dores do fim da gestação. Se fizer isso, a grávida raramente sofrerá”, acredita. Para ele, uma sessão por semana (de uma hora) já é suficiente.
Foi exatamente isso que fez a empresária Adriana Barletta Tilelli, de 32 anos. Grávida de quase cinco meses, começou a fazer shiatsu no mês passado e já se sente renovada. “Pretendo fazer até o fim da gestação, pois alivia a lombar e tira a tensão do resto do corpo. É o momento que relaxo e esqueço de todos os meus problemas.”

Pediatras usam acupuntura para acalmar bebês


Técnica é usada para aliviar sintomas da sinusite em adolescentes. Cristais, sementes de mostarda e metal podem substituir agulhas.
Pediatras de Uberaba (MG) estão usando acupuntura para acalmar bebês e aliviar os sintomas da sinusite em adolescentes. A técnica oriental milenar de tratamento de doenças não precisa, necessariamente, utilizar agulhas. Ela pode ser aplicada com sementes, cristais e metal.
A técnica nasceu na China há quase 5 mil anos. Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1995, a acupuntura estimula pontos definidos da pele com a inserção de agulhas.
No Brasil, a forma mais comum de utilização da acupuntura também é com agulhas, mas como nem todos resistem à dor, as agulhas foram substituídas por cristais, sementes de mostarda e metal.
A pediatra Cristiane Lopes decidiu se especializar na técnica e aplicar a acupuntura em pequenos pacientes. Problemas como intestino preso, cólicas ou dores de cabeça são tratados com a técnica oriental. “Tudo que envolve um distúrbio no funcionamento normal do organismo da criança pode ser tratado com acupuntura”, diz.
O processo é simples e indolor. Sementes de mostarda e metal são colocados em locais específicos e ficam ali por pelo menos um mês. De acordo com os especialistas, o resultado do estímulo é percebido tanto em recém-nascidos quando em pré-adolescentes, como é o caso de Augusto Campos.
Com queixas de rinite, sinusite e obesidade infantil, a mãe de Augusto, a auxiliar administrativa Karina Campos, decidiu recorrer a outros métodos além dos remédios. O menino emagreceu dez quilos e não sofre mais de crises alérgicas.
“Com criança é muito complicado a gente fazer um tratamento, mas foi surpreendente o resultado”, afirma. “De noite às vezes esfriava e eu tinha que ficar respirando pela boca. Agora é tudo normal, eu só respiro pelo nariz”, diz o menino.