A PAZ DE JESUS , O AMOR DE MARIA,
A LUZ DO ESPÍRITO SANTO E A
PROTEÇÃO DO ARCANJO MIGUEL!


sábado, 8 de maio de 2010

Plantas que atuam no aparelho digestivo:


Erva cidreira de arbusto (Lippia Alba (Mill) N. E. Brown).
Indicações Terapêuticas: Distúrbios gástricos de origem nervosa, úlceras gástricas, pilóricas e duodenais. Funciona ainda como antiespasmódico, estomáquico, carminativo, calmante, digestivo. Atua no combate à insônia, febre e a asma. É estimulante da secreção biliar, regulador de menstruação e utilizada para enxaqueca, desmaios, vertigens e epilepsia.
Parte usada: Folhas frescas ou secas.
Modo de Uso: Infusão e Tintura.
Modo de preparo:
Para Infusão: 1 colher de sopa de folhas frescas para cada ½ litro d’água, tomar 4 a 6 xícaras de chá ao dia ou em casos mais leves uma xícara pela manhã e outra a noite.
Outros usos: planta melífera.
Composição química: Óleo essencial contendo citral, citronelal, citronelol, linalol e geraniol.
Toxicologia: popularmente não se recomenda o uso por hipotensos (pressão baixa). Sua parte utilizada é a folha, é contra indicada para hipotensos (pressão baixa).
Jurubeba (Solanum paniculatum L.).
Indicações Terapêuticas: Diurética, desobstruente tônico, antiinflamatória. Emprega-se popularmente com bom resultado para combater as icterícias, cistites, febres intermitentes, prisão de ventre e as inflamações do baço (suco dos frutos). Externamente empregam-se as folhas amassadas sobre machucados. A raiz é indicada nas dispepsias atônicas e na diabete. Desobstruente do fígado.
Parte usada: Raízes e frutos.
Modo de Preparo: Maceração de 2 a 4 gramas de folhas ou frutos verdes em um copo de água fria; também consumida sob forma de vinhos, bastando para tanto deixar macerar no vinho branco.
Infusão: 2 colheres de sopa de folhas ou flores ou frutos picados para 1 litro de água fervente. Tomar 3 xícaras de chá morno, sem açúcar, por dia. Composição química: Alcalóides esteróides, como por exemplo, a solanina. Toxicologia: Como a planta apresenta alcalóides e esteróides, recomenda-se evitar seu uso prolongado.
Hortelã da Folha Grossa (Coleus amboinicus Lour).
Pertence à família Laminaceae, é uma erva perene, tortuosa, pilostormentosa e aromática, encontrada em toda a América Tropical. Indicações Terapêuticas: Possui propriedades antibacteriana, antifebril, antiinflamatória da boca da garganta, antiséptica bucal e da garganta, também age como calmante digestivo e da tosse quando usada como chá, combate a insônia.
Parte usada: Folhas frescas ou secas.
Modo de Uso: Infusão e Óleo.
Modo de preparo:
Infusão: 1 xícara de folhas frescas para cada ½ litro d’água, tomar 2 a 4 xícara de chá ao dia ou em casos mais leves uma xícara pela manhã e outra a noite. Tóxicologia: A menta e mentol não devem ser empregados em lactentes e crianças de pouca idade, pois podem causar dispnéia e asfixia.
Alho (Allium sativum L.)
Indicações Terapêuticas: Estimulante das secreções estomacais e biliares. São também muito conhecidas as propriedades vermífugas do alho, tanto antihelmínticas quanto antiprotozoários, principalmente a ameba (Bulbo e Decoção). Por ser um inibidor das proteases, o alho afeta a concentração sérica de alguns antiretrovirais que utilizam a mesma via metabólica, como o indinavir e o saquinavir, reduzindo sua concentração em até 50%. Isto serve de alerta para que se tenha cautela no uso indiscriminado da planta, principalmente em pacientes que vivem com HIV e que façam uso do “coquetel” antiHIV.
É utilizado ainda como antiséptico das vias respiratórias (Bulbo e Tinturas). Parte usada: Bulbo (”dentes”).
Modo de Uso: Como vermífugo, gripes e coriza utilização os Bulbos sob a forma de decocção 3 . Insônia (Bulbo/Infusão) Dores reumáticas (Bulbo/Cataplasma 4 )
Composição química: Óleo essencial contendo aliina, que por ação da enzima alinase forma a alicina. Derivados do tiofeno e diversos derivados sulfurados voláteis que lhe conferem cheiro desagradável.
Toxicologia: O alho cru pode causar indigestão, e também pode causar irritação na mucosa, e na pele. Em doses exageradas, pode causar irritação gástrica.
Alecrim (Rosmarinus officinalis L.)
Indicações Terapêuticas: Estimulante estomacal e cólicas. Recomenda-se a todas as pessoas cujo estomago seja preguiçoso para digerir. Atua ainda no combate as febres intermitentes e a febre tifóide. Uma tosse pertinaz desaparecerá com infusões de alecrim. Atua também no tratamento da asma, coqueluche, bronquite, hemorróidas, pressão alta, pâncreas, histeria, estresse, caspas e queda de cabelos.
Parte usada: Folhas frescas ou secas e inflorescências.
Modo de Uso: Decocção de folhas. Uma xícara ao dia após o almoço e o jantar. Uma infusão de alecrim faz-se com 4 gramas de folhas por uma chávena de água a ferver. Toma-se depois das refeições.
Composição química: Óleo essencial contendo principalmente pinene, canfero, borneol, acetato de bornila e cânfora. Das folhas foi isolado o diterpeno rosmaricina.
Toxicologia: Doses altas ou uso prolongado pode causar gastroenterites e/ou nefrites.
Boldo do chile (Peumus boldus Mol.). Monimiaceae.
Indicações Terapêuticas: Problemas hepáticos, das vesículas (colagogo) e colérico. Cálculos biliares, diurético, prisão de ventre, afecções no estômago, tonturas, insônia, gases Possui propriedades estimulantes e tônicas, que ativam a produção de saliva e do suco gástrico e, por isso, é ministrado em casos de problemas estomacais e distúrbios das funções gástricas. O chá preparado com as folhas mostrou-se eficiente para auxiliar no tratamento do fígado, ativando a produção de bílis. Cura enfermidades do fígado, hepatites, prisão de ventre, fraqueza orgânica, reumatismo, gases estomacais, gastrite e falta de apetite. Serve também para curar ressacas.
Parte usada: Folhas frescas ou secas.
Modo de Uso: infusão tomar uma xícara antes das refeições. Tintura 1 ml a cada 8 horas. Extrato 10 a 20 gotas a cada 8 horas.
Toxicologia: não é indicado para pessoas que possuam doenças hepáticas graves ou em casos de hipersensibilidade a algum de seus componentes. Quando abusado pode causar tonturas, vômitos e diarréias.
Camomila (Matricaria chamomilla).
Indicações Terapêuticas: Dores abdominais e cólicas intestinais. Digestão, diarréias infantis, vermes, dentição, náuseas, cistite (Folhas/Infusão). Queimaduras solares e ecsemas (Planta/Infusão – aplicar sobre a lesão). É calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa.
Composição química: Óleo essencial contendo camazuleno, matricina, bisabolol, um cicloeteracetileno, flavonóides e colina.
Parte usada: flores (capítulos florais como pedúnculos até 2 cm) e folhas frescas ou secas.
Modo de Uso: infusão tomar três xícaras ao dia. Tintura 1 ml a cada 8 horas. Extrato 10 a 20 gotas a cada 8 horas.
Toxicologia: deve ter o uso moderado por gestantes ou pessoas alérgicas a algum de seus componentes.
Erva doce ou Funcho (Foeniculum vulgaris Mill e Pimpinella anisum L.) Indicações Terapêuticas: Cólicas e gases intestinais. Azia, vômitos, diarréia, asma, expectorante, Icterícia e anemia. Facilita a menstruação. É uma espécie herbácea perene, de caules eretos múltiplos chegando até 2m de altura, possui inflorescências terminais compostas, com 5 a 15 cm de diâmetro, caracteriza-se por seu uso medicinal como estimulante, aromática, expectorante, purificante, rubesfaciente e tônica, pode ser usada na terapia diurética, carminativa e expectorante, o infuso facilita a digestão, alivia a flatulência e cólicas intestinais, acalma excitação nervosa e a insônia, age contra cólica em recém nascidos, há afirmações que ela auxilia na produção do leite materno. É utilizada também para velas aromáticas, sabonetes e óleo essencial, muito usado como repelente.
Parte usada: Planta toda e/ou frutos.
Modo de uso: De uso terapêutico para fazer o chá utiliza-se duas colheres de sopa para 250 ml de água. Tomar 1 xícara após as refeições.
Composição química: Óleo essencial, contendo anetol, metilchavicol, anisaldeído e derivados dimetílicos de estilboestrol.
Toxicologia: Nas doses recomendadas, atóxica.
Plantas Medicinais que atuam no sistema urinário. Diuréticos.
Carqueja (Baccharis trimera (Less).
Indicações Terapêuticas: Inflamações das vias urinárias, rins e bexiga. Pelo seu gosto amargo, a medicina popular a recomenda para combater problemas digestivos e hepáticos. Com efeito diurético, auxilia no emagrecimento e no controle da diabetes. Pelo mesmo motivo, deve ser usada com moderação.
Outras Indicações Terapêuticas: má digestão, diabetes, afecções febris, afecções gástricas das vias urinárias, hepáticas e biliares (icterícia, cálculos biliares etc.); afta, amidalite, anemia, angina, anorexia, asma, astenia, azia, bronquite, bronquite asmática, angina, gota, baço, diarréia, coadjuvante em regimes de emagrecimentos, desintoxicação do fígado, diabetes, diarréias, dispepsias, enfermidades da bexiga, dos rins, dos pâncreas e do baço, espasmo, esterilidade feminina, estomatite, inflamações na garganta, má circulação, prisão de ventre, impotência sexual masculina e vermes.
Parte usada: cascas da planta ou folhas frescas ou secas.
Modo de uso: Infusão 1 xícara (café) em ½ lito de água. Tomar duas xícaras após as refeições e ao deitar ou 3 xícaras ao dia. Infusão para uso externo – 60g em 1 litro de água. Aplicar nos locais afetados. Banhos parciais ou completo.
Composição química: É uma planta amarga, contém óleo essencial composto principalmente por nopineno, carquejol, acetato de carquejilo e sesquiterpenos.
Toxicologia: não pode ser utilizado por gestantes, e lactantes, doses excessivas podem baixar a pressão.
Milho (Zea mays L.) Indicações Terapêuticas: Afecções dos rins e das vias urinárias. Cistites, febre, gota, abaixa a pressão arterial, catarro, dores reumáticas (barbas/cabelos/Decocção). Cicatrizante (Folhas/Decocção – aplicação sobre a lesão). Os estigmas (cabelos) do milho novo, fresco ou seco, em infusão purifica o sangue, sendo poderoso diurético, cálculo renal e na bexiga, cistite, distúrbios cardíacos, febre, retenção de urina, inflamação da bexiga, nefrite.
Parte usada: estigmas (barbas ou cabelos)
Modo de uso: Decocção 3 xícaras ao dia. Extrato aquoso 3 xícaras ao dia.
Toxicologia: pessoas com dificuldade de urinar, pode aumentar com inflamação na próstata. Não devem ser usados por pessoas com inflamação da bexiga.
Plantas Medicinais que atuam no sistema respiratório (Antitussigênos e Emolientes Galactagogas):
Eucalipto (Eucaliptus Globulis Labill)
Indicações Terapêuticas: Expectorante e antiséptica das vias respiratórias. Ciática, cistite e coqueluche. Sinusite, rinite, asma, tuberculose e mal hálito (Folhas/Infusão). Função parasiticida e desinfetante (Folhas/Infusão aplicados por fricção sobre o ambiente contaminado). É uma planta de porte arbóreo grande e que atinge até 70m de altura, possui propriedade adstringente, antiséptica, antiinflamatória, antimicrobiana, antivirótica, aromática, balsâmica, calmante e descongestionante, suas partes mais utilizadas são casca de árvore e o óleo essencial, pode ser usada as folhas secas realizando uma infusão logo em seguida inala-se o vapor.
Parte usada: Folhas verdes e secas.
Modo de uso: Infusão 3 xícaras ao dia.
Composição química: Óleo essencial (0,81,0% v/p) contendo eucaliptol ou cineol, apineno e b pineno (VI), aterpinol (LXIII) e borneol (XII).
Toxicologia: Pode causar náuseas, vômitos e diarréia.
3.4 Plantas Medicinais usadas para no sistema circulatório (varizes, flebite, absessos):
Arruda (Ruta Graveolens L.) pertence à família Rutaceae é nativa da região mediterrânea, é uma erva perene de clima temperado a subtropical, não tolera excesso de umidade, planta de pleno sol.
Indicações Terapêuticas: Varizes, flebites e abcessos. Regulariza o fluxo menstrual (Folhas/Infusão). Doenças dos olhos, sarna, micoses e piolhos (Planta toda/Decocção aplicado sobre as áreas afetadas). Tem função antihemorrágica, vermicida, antiinflamatória, estimulante, mas, é abortiva. Pode ser usada para tratar da dor de ouvido e problemas nos olhos, reguladora da menstruação, ameniza efeitos de ressaca e também piolhos.
Parte usada: Planta (folhas, flores e frutos)
Modo de Uso: é usada comumente como uso tópico e infusões na proporção de 20g da planta para 1l de água. Seu cataplasma pode ser utilizado sobre as partes(varizes) afetadas.
Plantas Medicinais que atuam como antisséptico e resolutivo da cavidade oral :
Romã (Punica granatum ) é uma fruta oxidante, mineralisada e refrescante, é um arbusto pequeno da família das Puniadeae originária da África setentrional adaptada ao Brasil.
Indicações Terapêuticas: é comumente utilizada para combater rouquidão, afecções na boca, garganta e gengivas, auxilia na prevenção de aftas. É um importante fitoterápico no combate a solitárias, vermes, inflamações na mucosa bucal, cólicas, hemorróidas, inflamações gastrointestinais, carbúnculo e diarréias.
Parte usada: flores e frutos.
Modo de uso: Infusão, sua recomendação é de 50g das casca dos frutos para 1l de água .
Plantas Medicinais consideradas sedativas do sistema nervoso central:
Alface (Lacuta sativa L.)
Indicações Terapêuticas: Sedativo nervoso, insônia. É uma olerícula, tem ação antiácida, antireumática e digestiva. Calmante do estômago e do sistema nervoso, diurética, hemóptica, laxativa, grande fonte de vitamina A, elemento importantíssimo para o bom funcionamento dos órgãos da visão, conserva a saúde da pele e das mucosas. Combate a vertigem (folhas/Infusão). Amaciante e contusões da pele (Folhas/Suco aplicado sobre a lesão). Suas partes mais utilizadas são as folhas, talos e raízes.
Parte usada: folhas secas e caule.
Modo de uso: Infusão – 2 xícaras (ao levantar e ao deitar) e tintura – 1 ml a cada 8 horas. Suco 20 a 80 g por dia.
Composição química: Contém cumarinas e os flavonóides acacetina, luteolina e quercitina, nas formas livre e combinada. Contém ainda, lactonas sesquiterpênicas, como a lactupicrina, lactucina e a 8deoxilactucina, e ixerinas.
Toxicologia: Atóxica.
Algumas Espécies que Atuam nas Disfunções Metabólicas Antitumorais e Antiviral
Graviola (Anona muricata Linné)
Indicações Terapêuticas: Anticancerígeno, antitumoral, antimicrobiano, antiparasítico, hipotensivo .Antiespasmódico, antidesintérica, antireumática, antinevrálgica, diurético. Existem estudos e pesquisas comprovadas mostrando que a graviola tem excelentes efeitos para redução de tumores malignos.
Parte usada e modo de uso: no Amazonas Peruano as raízes ,a casca e as folhas são utilizadas para diabete, sedativo e antiespasmodico . Tribos nativas da Guiana usam chá da casca da folha como sedativo e Tonico do coração . Já no Amazonas Brasileiro, o chá da folha é para problemas do fígado.e o óleo que sai da fruta é misturada com óleo de azeitona para combater a nevralgia, reumatismo e artrites. Paises como Jamaica ,Haiti ,Taiti ,Índias Ocidentais e outros utilizam tudo da Graviola. Assim sendo o suco de fruta e a fruta é usada para febres , parasitas e diarréia . A casca e as folhas são utilizadas como antiespasmodico ,sedativo , para a circulação do coração ,tosse , gripe , partos difíceis ,asma ,astenia , hipertensão e parasitas . Porém, a uma das maiores descobertas da graviola , foi sua sensacional capacidade de agir contra o células do câncer, mostrando em testes em laboratório, um potencial extraordinário.