A PAZ DE JESUS , O AMOR DE MARIA,
A LUZ DO ESPÍRITO SANTO E A
PROTEÇÃO DO ARCANJO MIGUEL!


quinta-feira, 29 de abril de 2010

Oleo Essencial de Neroli



A laranja amarga (Citrus aurantium), também conhecida como laranja-de-sevilha, laranja-silvestre e laranja-da-terra, é originária da Ásia tropical e atualmente vem sendo cultivada em vários países. Planta da Família das Rutáceas, trata-se de uma árvore de porte pequeno ou médio, que atinge de 6 a 10 metros de altura. Apresenta copa densa e em formato esférico. Os caules são espinhosos e as folhas são simples e alternas. Já o fruto possui casca grossa e coloração alaranjada, tendendo ao vermelho à medida que amadurece. As flores, por sua vez, são axilares, brancas e muito perfumadas – são elas as responsáveis pelo perfume indescritível que inunda as ruas da cidade de Sevilha, na Espanha, quando as laranjeiras estão floridas na primavera. Com relação às propriedades medicinais dessa árvore, sabe-se que, além do fruto, suas folhas são usadas em infusões como carminativas (auxilia na digestão) e antitérmicas em casos de gripes e resfriados. Já as flores são sedativas e antiespasmódicas; e o epicarpo do fruto (a camada externa) é usado como regulador da digestão.


O óleo essencial de neroli é considerado um dos óleos mais finos e requintados do planeta. Ele é obtido a partir da flor da laranjeira amarga e, como veremos adiante, "vale ouro" no mercado de óleos essenciais. A lenda conta que o termo "neroli", usado para designar a flor da laranjeira, surgiu no século XVII devido a paixão de Marie-Anne de la Trémoille pelo aroma dessa flor. Marie-Anne, naquela época era a princesa da "cidade de Nerola" e sempre perfumava suas luvas com essa doce e deliciosa fragrância. Com o tempo, as pessoas começaram a associar a flor à jovem princesa, o que resultou nessa troca de nomes que hoje conhecemos. O óleo de neroli, de coloração amarelada e de aroma floral doce insubstituível, também se tornou famoso por seu alto valor de mercado. Inclusive, cabe aqui uma ressalva: não existe óleo essencial de neroli 100% puro barato! Nunca! Tal preço se justifica pela enorme quantidade de flores exigidas para se obter 1 quilo de óleo: aproximadamente 2 toneladas.

O óleo essencial de neroli, de acordo com a literatura, tem poder anti-séptico, digestivo, sedativo, antidepressivo, bactericida, fungicida, emoliente, carminativo, afrodisíaco e desodorante. Na pele, ele ajuda a eliminar as manchas, cravos e espinhas. Alias qualquer tipo de pele pode se beneficiar de suas propriedades, no entanto, as secas, irritadas ou sensíveis respondem melhor ao tratamento com este óleo. Ele também ajuda nos casos de insônia, estresse, problemas sexuais, cólicas, má circulação e dores de cabeça. Mas atenção: ele não pode ser utilizado 100% puro sobre a pele! Nem ingerido! O ideal é diluí-lo em um óleo vegetal seguindo como parâmetro a ordem de 1%.